Como iniciar um blog em apenas 10 minutos

Então, você quer iniciar um blog? Caso positivo, você está no lugar certo!

Meu nome é Paulo Kampus, WebDesigner Freelancer, Professor e Aprendiz da Vida. É através do uso de blogs, que eu ganho alguns trocados no conforto de minha humildade residência. Nestes passo a passo, vou mostrar-lhe exatamente o que é preciso para iniciar um blog, como também ganhar dinheiro com o mesmo. Se você seguir exatamente como está descrito abaixo, você deverá ter seu blog em funcionamento em menos de 10 minutos.

Nota: Há alguns anos atrás, apenas os usuários mais avançados de Internet sabiam o que realmente é um blog. Hoje em dia todas as crianças por aí tem uma página no Blogger, LiveJournal, TypePad e Movable Type, Tumblr, Drupal e/ou WordPress.

E então, pronto para começar!

COMO INICIAR UM BLOG EM 3 ETAPAS SIMPLES

Eu queria tornar este processo simples e rápido, então organizamos tudo em 03 etapas simples. Aqui está o que você precisa saber antes de iniciar.

Selecione a Plataforma – É assim que você criará um blog e vai inserir conteúdo em seu site, tendo em mente que existe dezenas de plataformas espalhadas na internet.

Configure seu nome de domínio e hospedagem – Estes 02, são necessários para tornar o conteúdo do seu site acessível em todo o mundo.

Crie seu blog com uma finalidade – Uma vez que seu blog esteja online, vou mostrar-lhe como torná-lo maravilhoso e profissional.

Se algo não faz sentido para você, não se preocupe com isso. Eu vou mostrar-lhe o quão simples é disponibilizar um blog online em apenas alguns minutos, não requerendo habilidades técnicas ou de programação.

PASSO 1 – ESCOLHENDO A PLATAFORMA DE BLOG

Iniciar um blog ou um site hoje em dia é muito fácil, mais rápido e mais barato do que era no passado. Isso se deve principalmente a software livres disponíveis que permitem criar conteúdo e ter contato com um site sem a necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação ou possuir habilidades de design. Resumindo, se você sabe como digitar ou enviar um e-mail, você está mais do que bem equipado para iniciar um blog.

No entanto, antes de meter a mão na massa, você precisa saber qual plataforma de blogs é a melhor para você. No gráfico abaixo, você verá uma amostra dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais populares usados ​​nos dias de hoje.

O WORDPRESS É A MELHOR SOLUÇÃO PARA CRIAR UM BLOG.

Como você pode ver na imagem acima, o WordPress é o vencedor. Em comparação aos milhares de editores de sites, plataformas e soluções de gerenciamento de conteúdo na internet, mais de 26% de todos os sites na internet usam o WordPress (assim como este site também está usando o WordPress).

SUGIRO A PLATAFORMA WORDPRESS. Antes de mais nada, você deve entender que o WordPress não é apenas um lugar onde você pode postar algum tipo de atualizações. É um sistema de gerenciamento de conteúdo surpreendente que pode ser usado para criar qualquer tipo de site e de qualquer complexidade. O que você costuma ver online é o uso de apenas 10% da funcionalidade e dos recursos do WordPress, se você pretende publicar apenas notícias de vez em quando, fará uso de apenas 5%.

Eu escrevi este guia para iniciantes com a intenção de ajudar um grande número de pessoas que querem criar um site (ou blog), mas não tem absolutamente nenhuma ideia do que fazer.

Então, o que isso significa? Em resumo… O WordPress vai tornar sua vida de blogueiro muito mais fácil.

Aqui estão algumas das razões pelas quais você vai adorar usar WordPress:

É 100% grátis – Surpreendentemente, uma das soluções mais poderosas do mundo hoje é 100% gratuita! Sem truques, sem vendas … apenas grátis.

Extremamente fácil para iniciantes – o WordPress tornou-se uma das plataformas mais populares do mundo hoje, não só porque é grátis, mas também porque é muito fácil de usar. Em vez de exigir que os proprietários do site usem projetos personalizados ou programação, existem milhares de Temas WordPress e Plugins gratuitos que você pode usar para personalizar todos os aspectos do seu blog.

Recursos gratuitos, guias e suporte e várias comunidades – Com o WordPress sendo usado por tantos sites, você pode encontrar praticamente todos os recursos, guias, tutoriais ou suporte que você precisa. Além dos fontes grátis encontradas no site do WordPress, você também encontrará intermináveis recursos ​​em outros sites disponíveis na grande rede.

É totalmente seguro: novas atualizações são rotineiramente implementadas para corrigir potenciais vulnerabilidades e melhorar sua estrutura geral dando assim melhor segurança ao seu blog.

É user-friendly: WordPress é amplamente conhecido por seu design fácil e acolhedor, o que lhe permite executar e manter seu blog como um profissional.

O WordPress é adaptado para celular – Com mais e mais pessoas usando seus dispositivos móveis para acessar a internet, é importante ter certeza de que o seu blog esteja otimizado para todos os dispositivos móveis. Esta é outra área com a qual o WordPress vem cuidadosamente adequando a cada nova versão. Crie um blog em minutos e seu site e conteúdo ficarão ótimos em desktops, tablets, dispositivos móveis e muito mais.

Agora que você viu por que e como o WordPress está sendo usado para tornar a criação de blogs e sites tão fácil, vamos nos mover no processo e começar nosso próprio site. O próximo passo é selecionar um provedor de hospedagem e escolher um excelente nome de domínio para o seu site.

UMA VISÃO GERAL DE COMO CONSTRUIR UM SITE

Tome nota desta visão geral. É importante!.

O que mais tem na internet são empresas oferecendo serviços de hospedagens a preços de banana, ou seja, algumas empresas estão oferecendo planos mensais por R$ 4,99 o que pode ser muito perigoso, pois se pretende criar um blog profissional deve alojar este blog em um servidor de qualidade onde possa ter uma garantia de estabilidade e principalmente um suporte de qualidade para um eventual pedido de socorro.

É importante escolher um serviço de hospedagem onde você possa contar com os benefícios oferecidos pela empresa, ou seja, é preciso obter um plano que contenha um bom espaço em disco e transferência mensal de dados além de outros recursos importantes como controle e acesso ao PHP, MySQL e SSH.

Para criar um site, você só precisa fazer essas duas coisas:

>> Escolher um nome de domínio (ou seja seudominio.com) e em seguida registrar-se numa empresa de hospedagem

>> E em seguida, criar seu site.

PASSO 2 – SELECIONANDO SEU NOME DE DOMÍNIO E HOSPEDAGEM

Com o WordPress sendo escolhido como nossa plataforma de blogs, agora é hora de configurar os outros dois fatores importantes para disponibilizar seu site/blog online:

Um Nome de Domínio – Este é o endereço que você digita sempre que quiser visitar um site. (www.seusite.com)

Um provedor de hospedagem – Este é o serviço que coloca o conteúdo do seu site na internet para que outros o vejam.

Novamente, mesmo se você nunca criou um site ou blog antes, não se preocupe! O processo de configuração destes é extremamente simples e, uma vez feito, você não precisará mexer com nenhuma dessas configurações novamente.

Como escolher um ótimo nome de domínio

Com tudo isso planejado, aqui estão algumas dicas sobre como escolher um excelente nome de domínio para o seu blog.

>>Mantenha-o curto e simples
>>Fique longe de números e traços
>> Escolha um nome fácil de soletrar e memorizar
>> Não use nenhum direito autoral ou marca registrada
>> Use palavras-chave relevantes para o seu tópico
>> Vá com uma extensão de domínio .com, .net ou .org
>> Se estiver disponível, tente sempre registrar seu nome.com

Milhares de nomes de domínio são registrados diariamente, então, se você continuar descobrindo que o seu nome de domínio solicitado já está em uso, não desanime. Se você não consegue pensar em algo único, eu sempre recomendo ver se seu nome pessoal está disponível como um domínio. Isso sempre é bom para tentar se registrar, pois provavelmente não estará disponível para sempre!

Qual extensão escolher para o seu nome de domínio?

Além disso, ao escolher um nome de domínio, você terá algumas opções diferentes quanto ao tipo de extensão de domínio que você deseja usar. O ‘.com’ sempre será o mais popular, seguido de ‘.net’ e depois ‘.org’. No entanto, há muitas outras extensões para escolher – embora eu recomendo que você fique com qualquer um dos três mencionados aqui. Eles são os mais profissionais e bem conhecidos em todo o mundo.

Muito bem! Nós decidimos usar o WordPress como nossa plataforma de blogs e também sabemos como configurar o serviço de hospedagem e selecionar um nome de domínio para o seu site. Agora é hora de juntar tudo e colocá-lo em ação.

UM MOMENTO! CERTIFIQUE-SE DE FAZER OS PRÓXIMOS PASSOS CORRETAMENTE!

Antes de mais nada, você precisa configurar seu site. Isso levará 10 minutos, então vamos partir pra isso agora mesmo!

Aqui está um passo-a-passo fácil de seguir para configurar sua hospedagem com o melhor provedor de hospedagem do planeta.

Vá para www.hostgator.com e clique em “Contrate Agora”

Escolha um bom nome de domínio

(Já tem um nome de domínio? Basta clicar em “Eu já possuo este domínio” e entrar no seu domínio. Em seguida, avance para a Etapa 3, deslizando para baixo um pouco.)

Como faço para escolher um bom nome de domínio?

Dica: não se preocupe em escolher o nome de domínio perfeito. Certifique-se de escolher um nome de domínio que seja …

Fácil de lembrar – Não escolha um nome sem sentido, algo difícil de soletrar ou um nome longo cheio de traços, tipo: “www.meu-site-de-tecnologias-e-afins.com”, difícil de ser gravado, mas escolha algo como “www.nocaodecoisas.com” fácil, fácil.

Único e Descritivo – Você deseja um nome que reflita quem você é e o que lhe interessa. Seja criativo e crie uma identidade sobre a qual você esteja animado!

Confiável – Extensões de domínio como “.com”, “.org” ou “.net” são as mais populares, com “.com” sendo o que a maioria das pessoas pensa escolhem. Tente evitar extensões loucas como “.rocks” ou “.biz”, uma vez que estas são menos utilizadas, mais difíceis de lembrar e não são confiáveis.

Digite o nome de domínio que deseja usar na caixa e clique em “próximo”. Se o nome estiver disponível, você poderá registrá-lo. Se não estiver disponível, escolha outro.

Se o nome desejado não estiver disponível, a HostGator irá mostrar-lhe algumas alternativas semelhantes – ou você pode procurar por um novo nome e tentar novamente. Sugiro que você use algo que termine com .com, .net ou .org

Escolhendo o seu plano de hospedagem

Pra início de conversa eu recomendo o Plano M – você pode mudar mais tarde se você decidir que deseja recursos mais avançados, mas você terá mais do que o suficiente com o PLANO M.

Complete seu Cadastro

Uma vez que você escolheu o Plano M e encontrou um nome que você goste, você precisará registrá-lo, colocando suas informações de contato e cobrança.

Dica: para economizar dinheiro, você pode desmarcar as caixas em Adicionar serviços adicionais . Você realmente não precisa deles quando você está apenas começando e você sempre pode adicioná-los depois.

Faça login na sua conta e instale o WordPress

Pode demorar alguns minutos para que a HostGator registre sua conta, seja paciente. Você deve receber um email de confirmação quando sua conta estiver pronta tipo esse abaixo.

Faça login na Área do Cliente da Hostgator.

Tendo inserido corretamente seus dados você terá acesso a Área do Cliente

Do lado direito, clique em “CPANEL” para ter acesso ao Painel de Controle

Uma vez que você fez login no Painel de Controle (todas as informações que você precisa devem estar na sua caixa de entrada), é hora de instalar o WordPress. Felizmente, isso será feito em apenas um clique!

Entre e verifique seu blog

Uma vez que a instalação esteja concluída, você receberá um e-mail com suas informações de login, incluindo um “URL do administrador”.

Para fazer login no seu blog, clique no URL do administrador. Se você esqueceu este URL, é simplesmente www.seudominio.com/wp-admin (onde “seudominio” é seu nome de domínio).

Parabéns – agora você sabe como fazer um blog usando a Plataforma WordPress. Você instalou o WordPress e configurou seu blog, tudo por conta própria! Como você pode ver, é realmente fácil.

REVISANDO…

O QUE É UM NOME DO DOMÍNIO?

Um nome de domínio é o endereço na internet de um site ou blog. (Por exemplo, nocaodecoisas.com.br é o nome de domínio de nosso website.)

O QUE É WEB HOSTING?

WebHosting é onde o seu site (ou blog), fica em um computador, em um prédio em algum lugar, quando você colocá-lo na Internet. Não importa onde seu hosting está localizado.

WebHosting é a única coisa que você tem que pagar, na criação de um website. Todo o resto pode ser feito gratuitamente.

Custo: R$4,99 a 50,00 reais por mês (Os planos mais baratos).

DICAS: Escolher um provedor de hospedagem não é fácil. Há um grande número de provedores de hospedagem muito semelhantes, e 99% das informações sobre eles são falsas. Sinta-se livre para fazer sua própria investigação sobre hospedagem na web.

Se eles dizem isso ou não, todos os sites que recomendam provedor de hospedagem recebem o pagamento a partir da empresa de hospedagem na web, para a promoção do seu produto. Devido a isso, a Internet está cheia de sites que promovem todo e qualquer serviço de hospedagem, independentemente da qualidade desses hosts.

Normalmente, a pessoa que faz a recomendação não tem conhecimento do hospedagem. Isto torna extremamente difícil para um novato encontrar informações precisas sobre hospedagem na web.

Aos leitores deste guia normalmente só quero recomendar o nome de um provedor de hospedagem que é a HostGator. É o servidor de hospedagem que uso. É simples, confiável e muito mais barato do que a maioria das alternativas. Eu também acredito em fazer negócios de forma ética, então eu gostaria de ser honesto sobre o fato de que este site é afiliado de alguns produtos, incluindo hospedagem de sites HostGator.

PASSO 3 – QUAL O OBJETIVO DO SEU BLOG

Agora é hora de começar a divertir-se! Não há nada mais excitante do que começar a trabalhar no seu blog, uma vez que o mesmo esteja online. E o melhor de tudo, o blog é seu … então você consegue escrever sobre o que você quiser!

Antes de começar a escrever… primeiro você deve pensar onde você quer que seu blog esteja daqui há 02 ou 05 meses depois de todo o processo de criação.

Em suma, o seu blog é um entre centenas de milhões – então, se você quer que o mesmo seja lido por muitas pessoas e se destaque na multidão, você precisará criar conteúdo que agregue valor e tenha um objetivo/finalidade.

BÔNUS: PERGUNTAS FREQUENTES

Quando se trata de fazer qualquer coisa pela primeira vez, todos nós temos dúvidas. Para ajudar com este processo, desejo fornecer algumas das perguntas mais frequentes que recebo diariamente.

Você sabia que atualmente existem mais de um bilhão de sites ativos e blogs na internet? É verdade … e enquanto há muitas pessoas na internet, isso ainda é um monte de sites e conteúdo para competir. Ao lançar um novo site ou blog, o tráfego e os visitantes do seu site podem ser um pouco lento. No entanto, à medida que você continua apresentando novos conteúdos em seu site, classifica os resultados da pesquisa e compartilha conteúdo com seus amigos, o tráfego para seu site continuará a crescer ao longo do tempo.

O Google irá encontrar automaticamente o seu site ou blog uma vez que existe há alguns dias e tem algum conteúdo publicado e pessoas que visitam seu site. Uma ótima maneira de acelerar esse processo é vincular ao seu blog do seu perfil social ou em qualquer outro lugar que possa ser relevante. Tenha em mente, só porque seu site foi indexado pelo Google, isso não significa que ele necessariamente deve começar a classificar alto nos resultados da pesquisa ou para palavras-chave genéricas que você acha que deveria. O processo de classificação de um site no Google é bastante complexo.

O objetivo para muitos blogueiros é eventualmente ganhar dinheiro com seu site. Se você quer encontrar sucesso financeiro com blogs, trate de oferecer valor ao seu público. Bilhões de pessoas usam o Google e os sites de visitas diariamente para encontrar soluções para seus problemas. Se o seu site ou blog pode ajudar a resolver esses problemas, há uma boa chance de começar a ganhar algum dinheiro com o mesmo.

Se você vai colocar tempo e esforço para iniciar um site ou blog, você também pode começar na direção certa desde o primeiro dia. Muitas pessoas gostam de iniciar um blog gratuito através de soluções como Blogspot, mas isso é realmente mais uma perda de tempo e esforço do que qualquer outra coisa. Para responder a pergunta com a maior rapidez e eficiência possível, qualquer pessoa que use uma plataforma de blogs livre provavelmente não terá propriedade completa sobre o conteúdo, além de ser limitada. Comece na direção certa investindo alguns reais em hospedagem paga.

Blogar é diferente de qualquer outra forma de criação de conteúdo que já vimos. Não há requisitos ou habilidades necessárias para iniciar um blog, e não importa o nível de educação ou experiência em qualquer nicho específico que você tenha. Na verdade, melhorar suas habilidades de escrita é algo que você gostaria de trabalhar, ter um blog é uma ótima maneira de conseguir isso. Então, para responder a pergunta, não, você não precisa ser um grande escritor para iniciar um blog – afinal, é o seu pequeno lugar na internet e você pode fazer o que quiser com ele! Há também muitas ferramentas gratuitas e premium como o Grammarly, que pode usar como verificador ortográfico ao escrever e criar conteúdo para o seu site. Uso e Recomendo.

Isso é algo que acontecerá com muitas pessoas. Eles primeiro registrarão um nome de domínio, então não completarão seu blog e nunca serão configurados com hospedagem na web. Se isso é o que aconteceu com você, não se preocupe. Eu recomendo que você crie uma conta na HostGator, e simplesmente transfira seu domínio ou DNS para seu site. Isso será gratuito e fácil de configurar uma vez que você tenha uma conta de hospedagem. Além disso, todos os novos clientes da HostGator também receberão um nome de domínio gratuito no momento da inscrição, então não perca essa ótima oportunidade também. Não há limite para a quantidade de domínios que você pode possuir ou usar.

Muitas vezes, vemos que pessoas comuns se tornam famosas através do uso de sites, mídias sociais, YouTube e até blogs. A primeira coisa a notar é que a maioria dessas histórias de sucesso “durante a noite” não são realmente da noite para o dia e têm muito sangue, suor e lágrimas atrás delas. Pegue a Perez Hilton por exemplo, ele começou com um blog de fofocas de celebridades e veja quão rica, famosa e bem-sucedida é hoje. Em resumo, você definitivamente pode ser famoso ou se tornar um líder da indústria dentro do seu mercado através do uso de um blog. Dependendo do que você está tentando realizar com seu site, muitas coisas podem acontecer. Não importa o que é que você está tentando realizar com um blog, se você colocar o tempo e o esforço para torná-lo ótimo, você pode se tornar famoso, bem-sucedido e até rico, boa sorte!

Quando se trata de blogs, não existe uma abordagem certa ou errada. O mais importante é que você escolha um tópico sobre o qual você é apaixonado, e também gaste algum tempo pensando sobre o tipo de conteúdo que você vai criar e como você irá fornecer valor para o seu público. Para ajudar com este processo, certifique-se de olhar para alguns dos melhores blogs de moda, tecnologia, costura, fotografia, esportes e fofocas de celebridades na internet hoje. Certifique-se de verificar sites de cada uma dessas listas, pois eles irão ajudá-lo a ter uma melhor ideia de que tipo de conteúdo está funcionando bem nesse momento e como você pode iniciar um blog bem-sucedido seguindo seus passos!

PARABÉNS!

VOCÊ CHEGOU ATÉ O FINAL DO ARTIGO, VOCÊ DEVE REALMENTE QUERER COMEÇAR SEU BLOG!

Agora, a única coisa que resta fazer é colocar tudo o que acabamos de falar em prática.

QUANDO ESTIVER ONLINE, ENVIE UM E-MAIL NOS INFORMANDO!

Ao longo dos anos, trabalhar com sites/blog mudou completamente minha vida. Criar e Blogar tornou-se uma ponte para novas oportunidades.

Obrigado por ter reservado um tempinho de ler este guia “Como começar um blog em apenas 10 minutos” e dizer que não há nada que eu deseje mais do que receber um e-mail informando que seu blog está instalado e funcionando.

É fácil criar um site, seguindo este passo a passo, mas se você ficar preso a algum detalhe, você pode entrar em contato, e ficarei feliz em ajudar.